Gaguez, Respostas para os Empregadores
NELIO JESUS2016-11-16T22:18:55+00:00Introdução
A Stuttering Foundation of America (SFA) recebe todos os anos muitos pedidos de gestores, de profissionais de recursos humanos e de proprietários de organizações para obter mais informações sobre a gaguez. Elaboramos este guia para responder a algumas perguntas comuns sobre a gaguez e para fornecer recursos adicionais a pessoas que gaguejam e aos seus colegas no local de trabalho.
Factos Básicos
- A gaguez afeta três a quatro vezes mais homens do que mulheres.
- Há a probabilidade de a sua empresa empregar ou vir a empregar pessoas que gaguejam.
- A gaguez é um distúrbio crónico de comunicação que interfere com a capacidade de uma pessoa falar fluentemente. Embora a causa da gaguez não seja conhecida, há evidências de que o distúrbio tem componentes genéticos e neurológicos.
- As pessoas que gaguejam têm-se realizado com sucesso nas mais variadas ocupações. Desde professor a médico e relações públicas a vendedor.
- Muitos homens e mulheres que gaguejam tiveram e têm carreiras de sucesso na área que escolheram.
Eliminar os Estereótipos Sobre a Gaguez
- As pessoas que gaguejam são tão inteligentes como as que não gaguejam.
- Não presuma que as pessoas que gaguejam são propensas a ficar nervosas, ansiosas, medrosas ou tímidas. Enquanto os comportamentos das pessoas que gaguejam podem, por vezes, assemelhar-se aos comportamentos de pessoas que não gaguejam e que experimentam estas emoções, as pessoas que gaguejam apresentam a mesma gama de traços de personalidade como aqueles que não gaguejam.
- A gaguez não é o resultado de um conflito emocional ou de medo.
- As pessoas que gaguejam têm frequentemente excelentes competências de comunicação. Não devem ser vistos como incompetentes em comunicação verbal. Algumas pessoas que gaguejam são muitas vezes qualificadas e interessadas em cargos em que é necessário lidar diariamente com membros do público.
- As pessoas que gaguejam têm as mesmas ambições e metas que as pessoas que não gaguejam. Devem ser-lhes oferecidas oportunidades de liderança e de promoção dentro de uma organização.
- A gaguez varia de pessoa para pessoa e varia na mesma pessoa em diferentes épocas e lugares. As pessoas que gaguejam costumam ter dias bons e maus com o seu discurso.
- Para as pessoas que gaguejam, uma entrevista de emprego é talvez a situação de fala mais difícil com que se vão deparar e não mostra como falariam no trabalho. É importante considerar as exigências de trabalho e as condições reais antes de descartar um candidato por causa do seu problema de fala.
- Algumas pessoas que não gaguejam tão severamente podem não querer reconhecer a sua condição publicamente por terem medo de perder o emprego ou que as promoções lhes sejam negadas. Ao sentirem-se forçados a manter esta condição em segredo, colocam-se sob um enorme stress. Isto pode afetar o seu próprio desempenho no trabalho, bem como o dos colegas.
Pessoas Que Gaguejam No Trabalho: Estratégias Úteis
- Os Programas de Assistência a Empregados podem ser muito úteis ao fornecer informações sobre a gaguez para que os funcionários que tenham dúvidas sobre este assunto possam ser encaminhados para profissionais competentes.
- A melhor maneira de abordar a gaguez de um funcionário é através de uma comunicação honesta. Abstendo-se de fazer suposições sobre o trabalho da pessoa que gagueja, assim como das suas habilidades e competências. O empregado e o empregador podem efetivamente atingir os seus objetivos.
Responsabilidades das pessoas que gaguejam
- A SFA incentiva as pessoas que gaguejam a assumir uma abordagem ativa em relação à sua gaguez. Isto inclui terapia profissional, bem como autoterapia.
- As pessoas que gaguejam devem ser honestas com os seus empregadores em relação às suas competências de fala e das áreas em que sentem que podem ser mais produtivos. Devem estar dispostos a discutir como a sua gaguez pode afetar áreas específicas do seu desempenho no trabalho e o que poderia ser feito para melhorar.
Perceber a gaguez pode ser um dos esforços do empregador para tornar o ambiente de trabalho mais agradável para todos os funcionários. Uma maior compreensão das dificuldades de fala proporciona benefícios tanto para a organização, como para todas as pessoas que lá trabalham.
Tradução livre do folheto “Answers for Employers” da SFA.
http://www.stutteringhelp.org/Default.aspx?tabid=119